Igreja Adventista do Sétimo Dia de Americanópolis


Contexto histórico da Samaria dos tempos de Jesus

Ontem (22/08/2015) revisamos um pouco da história de Samaria, que levou à situação de preconceito encontrada na época de Jesus. Aqui um pequeno resumo desta história.


Mapa da Judeia, Samaria e Galileia nos tempos de Jesus
Neste mapa, as grandes regiões em que a Palestina estava dividida na época de Jesus, destacando três:

Galileia

Onde Jesus cresceu (Nazaré, Cafarnaum, Mar da Galileia…). Conhecida como “Galileia dos gentios”, pela proximidade com outras culturas (Fenícia, Tetrarquia de Filipe, Decápolis).

Samaria

Montes Ebal e Gerizim, e o vale de Siquém. Era o caminho natural entre a Galileia e a Judeia, mas os judeus costumavam evitar a região, mesmo tendo que percorrer um caminho mais longo atravessando Decápolis.

Judeia

Jerusalém, Belém, Monte das Oliveiras, Jericó, etc.


Fotos dos montes Gerizim e Ebal e do vale de Siquém

Nesta foto, os montes Gerizim e Ebal, e ao centro o vale de Siquém (atual Nablos), onde foi construída a cidade de Samaria. Os montes e o vale formam um anfiteatro natural, com uma acústica privilegiada: quando alguém discursava em um dos montes, o discurso era ouvido em todo o vale e no outro monte.


Foto do interior de uma igreja que foi erguida sobre o poço de Jacó, no vale de Siquém
O poço de Jacó foi escavado pelo patriarca no vale de Siquém. Nesta foto, o interior de uma igreja que foi erguida sobre o poço.


Siquém, Gerizim e Ebal


(Nós também apreciamos uma tirinha que brinca com a aplicação literal equivocada das palavras de Jesus para a mulher samaritana, e uma música linda contando uma experiência pessoal envolvendo missões transculturais.)